Conferência – “Vita como narrativa histórica e elegíaca”.

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Unesp recebe no dia 24 de maio o professor Paulo Martins para proferir a conferência “Vita como narrativa histórica e elegíaca”.

Breve resumo: A palavra “uita” em latim tem diversas camadas: a primeira, por óbvio, significa o decurso do tempo entre o nascimento e a morte; a segunda, um gênero ou subgênero literário associado à história da vida de alguém, portanto uma narrativa que transborda uma sucessão de acontecimentos, selecionados pelo historiador; Nepos, Suetônio e Plutarco são disso dignos exemplos. Por último, “uita” pode significar uma forma, familiar ou íntima, de evocar a pessoa amada. Em português, “vida” ou “vidinha” pode referir-se ao amado ou à amada. Assim também o é em latim!


O presente trabalho ocupa-se dessas dobras de significado na elegia de Propércio (séc. I aEC) e de como podem confundir-se na leitura de elegias latinas.

Para realizar a inscrição, acesse: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfFNW012Mz6IEwZvH8UQ0wQ9mb3ajygz2fz48NT_5cDYGaccw/viewform

link: https://www.fflch.usp.br/169964

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora