[CONCURSO] Professor de Latim – UFRJ

Até 11/06 estão abertas inscrições para uma vaga de Professor Efetivo de Latim na UFRJ, (Denominação Adjunto-A, 40hDE). Para inscrições, Edital, Resolução e demais informações: https://concursos.pr4.ufrj.br/index.php/65-edital-n-54-de-30-de-janeiro-de-2024/730-edital-n-54-de-30-de-janeiro-de-2024 .

Em conformidade com o Art. 3º, § 3º, da Lei no 12.990/2014, a vaga foi sorteada para ser ocupada, prioritariamente, por pessoa negra ou parda (https://concursos.pr4.ufrj.br/images/Edital-54-2024-MS-efetivos/Edital_54_Quadro_de_Vagas_Retificado_em_26-03-2024_VF_site.pdf) .

O Conteúdo Programático encontra-se disponível em: https://concursos.pr4.ufrj.br/images/Edital-54-2024-MS-efetivos/5-Conteudo-Programatico-e-Sistematizacao/MC-181_conteudo_programatico_edital_54.pdf .

EVENTO — Diálogos Norbertianos: Evento em celebração à carreira do Prof. Norberto Guarinello

Os/as ex-orientados/as do Professor Aposentado Norberto Guarinello convidam a comunidade acadêmica para o encontro “Diálogos Norbertianos: Evento em celebração à carreira do Prof. Norberto Guarinello”. O evento ocorrerá nos dias 16 e 17 de Maio, no Auditório Fernand Braudel (Prédio da História e Geografia – FFLCH-USP). No evento serão debatidos temas em História Antiga a partir do trabalho do Prof. Norberto. Serão emitidos certificados de participação. Participe!

CURSO — Grego instrumental

Ministrante:
Maria Aparecida de Oliveira Silva

Nome do curso:
Curso de Grego Instrumental – Casa da Crítica

Tipo de curso:
(Mini) Curso

Natureza:
Pago

Haverá emissão de certificados:
Sim

Descrição:
Este curso de grego antigo tem como propósito oferecer aos participantes uma
imersão nas estruturas linguísticas e no contexto histórico, literário e social relevantes para sua
compreensão. O principal objetivo é habilitar os estudantes a lerem textos, especialmente no
grego clássico (dialeto ático do século V a.C.), no koiné (o dialeto de Políbio, Estrabão,
Dionísio de Halicarnasso, Fílon de Alexandria, Flávio Josefo, Plutarco e do Novo Testamento)
e outros documentos da Antiguidade. O curso se estende à comunidade em geral, permitindo
um acesso mais amplo e inclusivo ao estudo do grego antigo.
Data: 06.04 a 22.06 de 2024
Horário: Sábados, 15h00-16h30

Inscrições: https://casadacritica.com.br/site/curso-de-grego-instrumental/

WORKSHIOP – Encontros sobre a Macedônia

Até o fim do século XX, a Macedônia era vista essencialmente como o território que produziu Alexandre, o Grande, o qual, por sua vez, levou a civilização helênica para o Oriente. Embora Alexandre tenha de fato transformado o mundo grego antigo e criado o mundo helenístico, a história cultural e material da Macedônia antiga vai muito além dessa figura proeminente e impactante. A obsessão com a figura de Alexandre tem, a bem da verdade, obscurecido a história da própria Macedônia. Partindo dessa constatação, esse workshop visa a apresentar uma introdução à antiga Macedônia por meio de uma visão crítica de Alexandre e da própria Macedônia. Com esse propósito, ao apresentar a Macedônia antiga, o workshop situará Alexandre, o Grande, à luz de sua procedência macedônica, evidenciando o forte impacto dessa origem em sua formação e em seus valores. Cronologicamente, vai-se cobrir um longo período da história e da arqueologia da Macedônia, acompanhando-a, ainda, para além da conquista romana e da consequente perda de liberdade política.

Devido às várias lacunas em nossos conhecimentos sobre a história geral da Macedônia, mencionada apenas de passagem por autores antigos e objeto de diversos prejulgamentos e preconceitos, o curso se apoiará sobretudo em documentação arqueológica. Afinal, as novas abordagens sobre a Macedônia se desenvolveram em parte graças às múltiplas descobertas arqueológicas feitas na região. Mais especificamente, muito do que sabemos sobre a antiga Macedônia provém das escavações de grande quantidade de túmulos na região.

O evento “Encontros sobre a Macedônia”, organizado pelo Centro de Teoria da Filologia (CTF) do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp, é composto de workshop e palestras, nos dias 17 de maio, das 10h às 16h (horário de Brasília), e 18 de maio, das 10h às 12h (horário de Brasília). A programação será oferecida na modalidade remota, pela plataforma Google Meet, mediante inscrição (link abaixo).

Encontros sobre a Macedônia

17 de maio de 2024

Workshop

10h-10h20: Anastasia Gadoulou (diretora do Museu Arqueológico de Tessalônica):

A Escola de Verão em Tessalônica

10h20-12h: Erica Angliker (British School at Athens/CTF – IdEA/Unicamp)

1- Introdução: a importância de estudar a Macedônia

2- Fontes escritas sobre a Macedônia antiga

3- Quem eram os macedônios?

4- Monarquia e democracia

5- Guerra, caça, princesas e banquetes reais

14h-15h: Erica Angliker (British School at Athens/CTF – IdEA/Unicamp):

Redescobrindo a Macedônia pela arqueologia: os tesouros da capital real e de outros sítios

Palestra

15h-16h: Lilian Laky (Museu de Arqueologia e Etnologia da USP)

Dion – cidade sagrada dos antigos macedônios

18 de maio de 2024

10h-12h: Erica Angliker (British School at Athens/CTF – IdEA/Unicamp):

Alexandre, o Grande, e a Macedônia

link: https://www.idea.unicamp.br/evento/2024/05/17/encontros-sobre-a-macedonia/

SEMINÁRIO – Seminário Archai de Quarta: Renato Pinto, “Reflexões a respeito do ensino de História Antiga na UFPE.”

A Cátedra Unesco Archai trará na próxima quarta-feira, 15 de maio de 2024, o professor Renato Pinto, da Universidade Federal do Pernambuco, que discutirá o tema “Reflexões a respeito do ensino de História Antiga na UFPE.”

O seminário ocorrerá das 10h ao 12h e, além da modalidade presencial, também será transmitido pelo Zoom. O acesso a transmissão pode ser encontrado no calendário oficial da Cátedra Unesco, linkado abaixo.

link: http://www.archai.unb.br/eventos/seminarios2024-1

LANÇAMENTO DE LIVRO – De Ísis e Osíris

Primeira tradução brasileira do grande tratado de Plutarco, “De Ísis e Osíris” nasceu da perseverança da professora Maria Aparecida de Oliveira Silva que, além de se encarregar do conteúdo, ainda encampou uma campanha de financiamento coletivo entre 2018 e 2022 para que os primeiros exemplares da obra fossem impressos.

Distribuídos os exemplares do crowdfunding, a tiragem esgotou. Agora, “De Ísis e Osíris” passa a integrar o portfólio da Editora Madamu e ficará disponível para os interessados em seu conteúdo integral, incluindo o prefácio da professora Margareth Marchiori Bakos, da Universidade Estadual de Londrina, o amplo estudo introdutório, o texto em grego antigo e a tradução em português, contextualizada pelas quase 550 notas explicativas elaboradas pela professora Maria Aparecida.

SEMINÁRIO – Seminários Archai de Quarta: Giuliana Ragusa “Heróis e bodas na poesia grega arcaica: Homero, Baquílides, Píndaro.”

A Cátedra Unesco Archai trará na próxima quarta-feira, dia 08 de maio de 2024, a professora Giuliana Ragusa, da Universidade de São Paulo, aos tradicionais seminários Archai de Quarta para discutir o tema “Heróis e bodas na poesia grega arcaica: Homero, Baquílides, Píndaro.”

O seminário ocorrerá das 10h ao 12h e, além da modalidade presencial, também será transmitido pelo Zoom. O acesso a transmissão pode ser encontrado no calendário oficial da Cátedra Unesco, linkado abaixo.

link: http://www.archai.unb.br/eventos/seminarios2024-1

DISCIPLINA ABERTA – Seminário de Ética – Linha FAM: Athenian Democracy: Institutions, Ideology, and Public Discourse

O Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ofertará uma disciplina aberta na linha de Ética e Filosofia Política, com o título “Athenian Democracy: Institutions, Ideology, and Public Discourse”, ministrado pelas professoras Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho e Myrto Aloumpi. Os encontros acontecerão de 06/05 a 10/06 de 2024, às segundas-feiras das 14h às 17h.

“Athenian Democracy has been widely admired as well as criticised. How did direct democracy work in practice in one of the biggest city-states of the classical Greek world? How did Athens succeed in remaining a democracy for almost two centuries, in spite of great socio-economic differences that pervaded the citizen population? How did such a diverse society which comprised Athenians, resident aliens, and slaves operate? This course explores the institutions of Athenian democracy and looks at democratic ideology, shared values and beliefs, as well as democracy in practice, by examining public speech and public debating in the Assembly and the lawcourts and in important public occasions such as the state funeral. It also looks at subgroups which made up Athenian society, particularly free foreigners and slaves, and explores their place within Athenian democracy as well as their contribution to it. This course is mostly concerned with the internal activity, structure, and function of democratic Athens. At the same time, military history and Athenian imperial activity become relevant, when the effects of Athenian power as well as the idealised image of Athens are examined. In this context, a variety of sources, both literary and material, will be explored.”

link: http://ppgfil.fafich.ufmg.br/oferta_atual.php

CURSO — Grego instrumental

Ministrante:
Maria Aparecida de Oliveira Silva

Nome do curso:
Curso de Grego Instrumental – Casa da Crítica

Tipo de curso:
(Mini) Curso

Natureza:
Pago

Haverá emissão de certificados:
Sim

Descrição:
Este curso de grego antigo tem como propósito oferecer aos participantes uma
imersão nas estruturas linguísticas e no contexto histórico, literário e social relevantes para sua
compreensão. O principal objetivo é habilitar os estudantes a lerem textos, especialmente no
grego clássico (dialeto ático do século V a.C.), no koiné (o dialeto de Políbio, Estrabão,
Dionísio de Halicarnasso, Fílon de Alexandria, Flávio Josefo, Plutarco e do Novo Testamento)
e outros documentos da Antiguidade. O curso se estende à comunidade em geral, permitindo
um acesso mais amplo e inclusivo ao estudo do grego antigo.
Data: 06.04 a 22.06 de 2024
Horário: Sábados, 15h00-16h30


Inscrições: https://casadacritica.com.br/site/curso-de-grego-instrumental/

ENTREVISTA – Maria Ester Cacchi entrevista Rodrigo Gonçalves: a tradução de Meditações, de Marco Aurélio

No dia 03 de maio de 2024, às 19h30, Maria Ester Cacchi realizará uma entrevista com Rodrigo Gonçalves sobre sua tradução de “Meditações”, de Marco Aurélio. A entrevista ocorrerá no canal do Youtube Ester Cacchi (https://www.youtube.com/@esterhistoria). Para mais informações, acessar o perfil do Instagram @estercacchi

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